quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Como evitar portagens na A25 Viseu Vilar Formoso



Dolorosamente, na região de Viseu estão a ser aplicadas taxas a todos aqueles que circulem pelas auto-estradas apelidadas de SCUT (Sem custos para o utilizador), sem que haja, possivelmente, qualquer contemplação ou benefício para os que residem nas redondezas.

Assim, e para evitar pagamentos na A25, estudámos itinerários alternativos entre Viseu e Vilar Formoso:
Sair de Viseu (via Caçador) sem entrar na A25. Seguir na antiga estrada por Prime, Pextrafil, até ao nó de Fagilde, onde entra na A25 até à saída para Mangualde.
Sem ser necessário chegar à cidade, vira-se à esquerda na rotunda dos Bombeiros para seguir pela variante Avenida Sr.ª do Castelo, até entroncar na EN 16. Toma-se então essa estrada nacional até Chãs de Tavares, passando por: Freixiosa, Tragos e Matados.
Em Chãs de Tavares existem duas opções: Ou entra-se na A25 e sai-se em Fornos de Algodres, ou escolhe-se o IP5. No sentido Viseu Guarda esta é a opção mais cómoda por se apanhar uma descida longa e a saída ficar mais próxima da EN 16. Neste caso, na rotunda que dá acesso à A25 e a Fornos de Algodres vira-se à direita para retomar a EN 16 até à Ponte de Juncais. Ali vira-se à esquerda com destino a Celorico da Beira, passando pela localidade de Vila Boa do Mondego.
Em Celorico da Beira, antes de chegar à vila, vira-se à direita e, a menos de um quilómetro, na rotunda, apanha-se a variante que desce até à outra rotunda de acesso à EN 16 para a Guarda. Na localidade de Ratoeira entrar na A25 até à próxima saída que indica: Sobral da Serra e Açores. Na rotunda, seguindo a indicação de Porto da Carne, entra-se no IP5 (não está assinalado) e vai-se ate à saída da Guarda.
Até aqui, este percurso demorou menos de uma hora com o tempo de abastecimento de combustível incluído.
Novamente na A25 no nó da Guarda, segue-se até ao nó de acesso à A23 (Castelo Branco) e aí sai-se para retomar a EN 16 até Pínzio. Aqui pode-se entrar novamente na A25 até à saída que indica Sabugal. Deixa-se a A25 e retoma-se a EN16 até Vilar Formoso.
Com este itinerário, evita – se pagamentos e terá mais de metade do percurso na A25 e no IP5.
Lógico, no regresso a Viseu, será o percurso inverso.

Sem comentários:

Enviar um comentário