sábado, 25 de junho de 2011

Museu do Quartzo abre no final do Verão


O Edifício localiza-se no Monte de Santa Luzia na Freguesia do Campo em Viseu, onde existiu uma exploração daquele mineral

2011-06-22



O quartzo é o segundo mais abundante mineral da Terra, é também um mineral formador de rochas, pois pode se encontrar em quase todos os tipos de rochas.

O Museu do Quartzo, que começou a ser

construído em 2006 no Monte de Santa Luzia, em Viseu, deverá ser inaugurado no final do Verão, após vários episódios que impediram a sua abertura em outras datas anunciadas. "Em Setembro ou Outubro vamos inaugurar, com toda a certeza, já com todos os conteúdos, o Museu do Quartzo”, assegurou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas.

A estrutura do edifício cedo ficou pronta e 2008 chegou a ser apontado como o ano da inauguração, o que não se verificou devido a atrasos na definição dos conteúdos por parte da Agência Ciência Viva.Em 2009, Fernando Ruas chegou mesmo a apontar o dia 18 de Setembro como data de abertura, o que também não se concretizou.

O autarca assegurou que, agora, o museu está mesmo em condições de abrir, depois de concluído o projecto do ar condicionado, que inicialmente não esteve previsto e atrasou o processo.

“Estivemos à espera do ar condicionado, uma obra que teve de ter um projecto. Já depois da obra feita, adaptá-lo é sempre mais complicado”, explicou.

Orçado em mais de um milhão de euros, o Museu do Quartzo foi construído num local onde durante décadas existiu uma exploração daquele mineral, no âmbito de um projecto que envolveu o geólogo Galopim de Carvalho.

A abertura do museu está a criar grande expectativa na freguesia do Campo, onde se situa, atendendo à quantidade de gente que pode atrair para o Monte de Santa Luzia e contribuindo para acabar com o estigma negativo em relação àquela zona.

“Passa a haver mais gente por ali, mais circulação e as pessoas deixam de ter medo de ir para lá e podem desfrutar daquela vista fabulosa”, frisou à agência Lusa o presidente da junta de freguesia, António Marques. Na sua opinião, a data apontada por Fernando Ruas para a abertura é bem escolhida, “porque coincide com o início do ano lectivo e as crianças das escolas podem começar a fazer visitas de estudo à freguesia”.

“É uma mais-valia para a freguesia, que está a gerar muitas expectativas. Ainda na última assembleia fui questionado sobre quando abriria”, contou, acrescentando que os acessos já estão concluídos “há cerca de um ano”.